segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO 2ª VA

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO 2ª V.A

Plano de aula baseado no texto: Educação patrimonial

DISCIPLINA: Historia

SÉRIE : 4º ano

TEMPO ESTIMADO: Duas aulas

CONTEÚDO: A historia do dia da consciência negra.

OBJETIVO GERAL: Compreender qual é o significado do dia da consciência negra, reconhecendo Zumbi como símbolo da resistência contra o preconceito racial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Interpretar um texto sobre o do dia da consciência negra;
-Produzir um texto, partindo de questões pré-estabelecidas;
-Enunciar em cartazes, frases que combatem o preconceito e discriminação racial;
-Identificar no texto o que diferencia o tratamento dado aos negros no passado e nos dia atuais.

PROCEDIMENTOS : 1º dia primeiro momento, iniciar a aula falando do dia da consciência negra, e sua importância para a sociedade brasileira. Em seguida expor no quadro a imagem do líder da resistência negra Zumbi dos Palmares, bem como da Serra da barriga e das casas de palha, modelo da moradia dos negros da época, e imagem do lago onde eles tomavam banho e realizavam alguns rituais religiosos. “Após a exposição das imagens, os alunos irão observá-las serão questionados da seguinte forma:” vocês já viram essas fotos em algum lugar,” “já ouviram falar da pessoa da foto”( ZUMBI) Após as respostas dos alunos, perguntar o que se comemora no dia 20 de novembro, depois escrever no quadro, e questioná-los sobre o porque de se comemorar o dia da consciência negra.

2º momento, os alunos irão receber um texto que fala sobre a historia do dia da consciência negra. O texto será lido em voz alta pela a professora e durante a leitura serão feitas as seguintes perguntas: Quem foi Zumbi dos Palmares? Porque existe o dia da consciência negra? Porque essa data foi escolhida? Na época da escravidão, como os negros eram tratados? Ainda existe preconceito e discriminação racial, ou todos os negros e brancos são tratados igualmente? Após a leitura e a interpretação oral, será escrito no quadro seis perguntas sobre o texto lido e os alunos responderam em formato de produção de texto, sobre o dia da consciência negra.

2º dia primeiro momento, os alunos receberão uma folha de papel oficio, e recortarão figuras de livros usados, para falar sobre o dia da consciência negra. Após a colagem da figuras, os alunos vão ditar frases, com a ajuda da professora que escreverar no quadro, e irão escolher duas para escrever no mini cartaz individual. Após esse trabalho, todos se juntarão para confecção, de um cartaz grande em papel 40 kilos, sobre o dia da consciência negra que será composto por figuras e frases de combate ao preconceito e a discriminação racial, e informações contidas no texto do dia anterior.
No segundo momento: os alunos apresentarão o cartaz produzido coletivamente e outros vão ler o que produziram individualmente, durante a culminância que será realizada no pátio da escola diante das outras 3 turmas do mesmo horário.

RECURSOS UTILIZADOS: Imagens de Zumbi dos Palmares e da Serra da Barriga, livros didáticos para recortes, papel 40kg., folha de ofício, lápis, caderno, quadro e cola branca.

AVALIAÇÃO: Será durante todo o processo de interpretação textual, da construção dos cartazes, e nas apresentações. Após todo o trabalho realizado, o professor irá verificar se houve apropriação de conhecimentos de tudo ou parte do assunto exposto durante as aulas.

RELATO DE EXPERIENCIA

APRESENTAÇÃO

Este trabalho foi baseado no texto de HORTA (2003), intitulado “Educação Patrimonial, pode ser assim um instrumento de “alfabetização cultural” que possibilita ao individuo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-o á compreensão do universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal em que esta inserido”. A atividade foi dividida em duas aulas aplicada com 13 alunos do 4º ano. O tema abordado foi a importância do dia da consciência negra.

MÉTODOS E TECNICAS
1º dia no primeiro momento iniciei a aula falando do dia da consciência negra, em seguida colei no quadro as imagens de Zumbi dos Palmares, da serra da barriga. 2º momento distribui um texto sobre a historia e a importância de Zumbi, em seguida li com os alunos, após a leitura e a interpretação escrevi no quadro seis perguntas, e pedi que escrevessem no caderno só as respostas produzindo um novo texto.

2º dia, retomei alguns pontos da aula do dia anterior sobre o que eles teriam aprendido, em seguida distribui papel oficio para construção de pequenos cartazes com figura retiradas de livros usados, figuras de negros e brancos, e frases de descriminação. No segundo momento juntamos os pequenos cartazes e construímos um grade em papel 40KL para ser apresentado na culminância que aconteceu no mesmo dia após o intervalo.

RESULTADOS E DISCUSSÕES
Com o objetivo de tornar compreensível para os do 4º ano, a importância do dia da consciência negra, e que a historia há por trás do motivo de comemorá-la. Levei para a sala um texto e fotos que retrata a vida e o lugar onde viveu Zumbi dos Palmares tido com o símbolo da resistência negra, e do combate ao preconceito e a discriminação racial. Desse modo os alunos puderam conhecer um pouco da historia do 20 de novembro e com isso, discutiram, e deram opiniões, e falaram de experiências vividas por parentes. O resultado desse trabalho ficou claro nas apresentações onde os alunos demonstraram interesse e passaram a respeitar os colegas que antes diziam palavras de ofensa. Uma dificuldade encontrada, foi que dois alunos que ainda não dominam a escrita, tiveram certa dificuldade para produzir o texto, logo a professora regente me ajudou ditando letra por letra para que eles escrevesse, e tudo foi resolvido.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Foi muito gratificante, percebi o quanto o trabalho pedagógico é importante na vida do ser humano, pois os alunos demonstraram que aprenderam algo que vão lembra sempre, e que todos merecem o respeito independente da cor ou raça.

BLIBIOGRAFIA
Educação Patrimonial: ORTA, Maria de L, Parreiras: Disponível em
Htt://www.tvebrasil.com.br/solto/boletins2003/ep/idex.htm                 

Um comentário: